A Rede

A Rede de Bibliotecas de Mealhada (RBM) nasceu em 2008 com a constituição formal de um Grupo de Trabalho Concelhio, que sairia reforçado com a assinatura de um acordo de cooperação entre o Ministério da Educação e o Município da Mealhada - Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares - Município de Mealhada, publicado no Diário da República - Acordo n.º 47/2011. D.R. n.º 29, Série II de 2011-02-10

São parceiros desta Rede:
        - Câmara Municipal de Mealhada
        - Biblioteca Municipal de Mealhada
        - Agrupamento de Escolas da Mealhada
        - Escola Profissional Vasconcellos Lebre
        - Junta de Freguesia da Pampilhosa

Integram a Rede as bibliotecas:
        - Biblioteca Municipal de Mealhada
        - Bibliomealhada
        - Escola Secundária da Mealhada
        - Escola Profissional da Mealhada (Vasconcellos Lebre)
        - EB 2 Mealhada
        - EB 2 Pampilhosa
        - Centro Escolar do Luso
        - Centro Escolar da Mealhada
        - Centro Escolar da Pampilhosa
        - EB1 Barcouço
        - Junta de Freguesia da Pampilhosa
        - Pólo de Leitura do Luso

 

Missão

A missão da RBM é promover o desenvolvimento de projectos/actividades concertadas mediante uma estratégia de rentabilização e de partilha de recursos e de trabalho colaborativo entre Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal.

Objectivos

Num cumprimento da sua missão a RBM tem como desafio a construção de uma plataforma interactiva digital que possa disponibilizar serviços de proximidade em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Dos objectivos a que nos propomos salientamos:

- Criação de um Portal, que funcione como plataforma interactiva, que efective o acesso à informação em diversos suportes e estimule a produção e difusão das acções desenvolvidas colaborativamente, estimulando a partilha e a cooperação.

- Enriquecimento do Catálogo Colectivo e sua disponibilização online, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e simultaneamente uma gestão integrada da colecção ao nível concelhio;

- Fomento de uma política coordenada de aquisições que visem a optimização de recursos, o incentivo ao empréstimo interbibliotecário e a dinamização de acções que promovam a literacia da informação e incentivem a leitura e a escrita criativa.

 

Documentos

Protocolo de Cooperação
Regulamento de empréstimo inter bibliotecário
- Manual de procedimentos
- Politica de desenvolvimento da coleção
Siglas das bibliotecas
Plano de atividades 2017/2018

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.