Trabalho de projeto

Trabalho de projecto: aprender fazendo

Este método baseia-se na aprendizagem que se faz ao longo das diversas etapas de um trabalho de projecto. À medida que os obstáculos surgem, o aluno ou formando é obrigado a resolver problemas e a encontrar soluções eficazes. Assim, de forma autónoma, vai desenvolvendo um método de trabalho racional, adaptado às circunstâncias e às suas próprias características.

A aprendizagem assim obtida permite desenvolver uma série de competências fundamentais para uma boa formação pessoal, uma vez que o trabalho em projectos tem vindo a assumir uma cada vez maior relevância no trabalho das organizações modernas. Trata-se, portanto, de proporcionar a aprendizagem de um método de trabalho com aplicação na vida útil de cada um de nós.

Este tipo de aprendizagem procura que cada um adopte um método de trabalho que parte de objectivos e procura rendibilizar o tempo e os recursos, atingindo, desse modo, os melhores resultados sem desperdício. Treina, portanto, a racionalização do trabalho e a procura de eficiência.

Proporciona, também, experiências que estimula autonomia dos alunos e formandos, pois procura que cada um estabeleça as suas próprias metas e objectivos, faça a gestão do seu próprio trabalho e apresente os seus resultados.

Desenvolver a competência de tomar decisões, boas decisões, de forma autónoma, eis uma aprendizagem para toda a vida.

AS SEIS ETAPAS:

1. IDENTIFICAR O TEMA 

2. PROCURAR FONTES DE INFORMAÇÃO 

3. SELECCIONAR OS DOCUMENTOS 

4. RETIRAR A INFORMAÇÃO DOS DOCUMENTOS 

5. TRATAR A INFORMAÇÃO 

6. COMUNICAR A INFORMAÇÃO 

Esta nossa proposta de gestão do trabalho de pesquisa em seis etapas resulta do facto de nos termos baseado num modelo publicado por Yves Léveille e outros autores ( A pesquisa de informação EB2,3 e Secundário), disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Há um outro modelo igualmente interessante, o famoso BIG 6, que também propõe seis etapas, muito semelhante ao que apresentamos. Aconselhamos, portanto, uma visita ao sítio que os autores deste modelo mantêm.

Outros modelos propõem 4 etapas e outras variantes, mas todos, por uma via ou outra, acabam por tocar os elementos fundamentais de um trabalho de pesquisa.

 

QUAL O PAPEL DA BIBLIOTECA?

·        Fornece recursos

·        Auxilia na pesquisa

·        Aconselha

IMPORTANTE: tomar notas ao longo do trabalho das informações relevantes

·        Notas de leitura e elementos das fontes de informação.

·        Títulos das obras, URL da Internet, etc.

·        Palavras-chave e termos de cabeçalhos para pesquisa.

·        Apontamentos retirados da consulta preliminar das fontes.

·        Registos bibliográficos das edições consultadas.

Verifica-se frequentemente que os alunos, nas suas pesquisas, não tomam nota das fontes bibliográficas que consultam (páginas da Internet, livros, artigos de revista, etc.) e perdem essa informação. Mais tarde, não são capazes de recuperar esses elementos. Um bom pesquisador tem sempre um bloco de notas à mão para tomar apontamentos.

 

 

Fontes utilizadas

FARIA, Maria Isabel e Pericão, Maria da Graça – Novo Dicionário do livro da escrita ao multimédia, Lisboa, Círculo de Leitores, 1999.

LÉVEILLE, Yves – A pesquisa de informação EB2,3 e Secundário . Lisboa: RBE, [2003] . 8 de Outubro de 2009>