ICNF reforça municípios e CIM com novos meios de prevenção e combate aos incêndios rurais

23 dezembro, 2025

ICNF reforça municípios e CIM com novos meios de prevenção e combate aos incêndios rurais

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra formalizaram, esta segunda-feira, numa sessão pública realizada na Mealhada, um reforço significativo da capacidade operacional para a proteção do território. O evento serviu para apresentar as ações de prevenção estrutural para o biénio 2025-2026 e proceder à entrega de novos tratores destinados aos municípios e uma máquina de rastos à CIM Região de Coimbra.

Este investimento visa responder aos desafios crescentes colocados pelas alterações climáticas e pela vulnerabilidade do território aos incêndios rurais, consolidando uma estratégia de intervenção assente na prevenção e na gestão inteligente do risco.

Durante a cerimónia, a Presidente da CIM Região de Coimbra, Helena Teodósio, destacou que o sucesso da estratégia reside na cooperação humana e técnica: “A CIM Região de Coimbra reafirma o seu compromisso com uma estratégia de prevenção assente na cooperação, no conhecimento e na responsabilidade partilhada. Trabalhando em conjunto, estamos mais bem preparados para dar resposta aos grandes desafios”, afirmou.

Na qualidade de anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Franco, reiterou a necessidade de antecipação: “As alterações climáticas são uma ameaça estrutural. Não podemos agir apenas na emergência; temos de planear e intervir de forma consistente. Estes equipamentos permitem transformar o planeamento em ação concreta no terreno”.

O Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, apresentou o planeamento e execução do Fogo Controlado no território no período 2026-2030, focado em cinco eixos: gestão de combustíveis, eliminação de sobrantes, erradicação de invasoras, preparação de terreno e formação. “Está planeada a intervenção através de fogo controlado numa área total de 1.996,7 hectares, demonstrando a escala e a ambição do trabalho preventivo desta região”, sublinhou.

Nesta linha, Luís Paulo Pita, do ICNF, explicou que o reforço da maquinaria é vital para que os aglomerados populacionais (Condomínios de Aldeia) não fiquem tão dependentes dos meios de combate, permitindo que estes sejam empenhados prioritariamente na frente de fogo. O Diretor Regional do ICNF, Paulo Farinha, reforçou que a entrega de tratores a cinco municípios é apenas o início: “Os outros 14 municípios também terão as suas máquinas. É um passo decisivo para uma floresta resiliente”.

No encerramento da sessão, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, enalteceu a união de esforços entre a CIM, municípios e instituições universitárias. O governante anunciou, em primeira mão, que o Governo irá implementar um projeto piloto na Região de Coimbra, apoiado pelo Fundo Ambiental, para integrar os pastores na gestão de matos.

Relativamente aos equipamentos hoje entregues, Rui Ladeira considerou-os “fundamentais para que os municípios possam dar resposta às necessidades do dia-a-dia”.

Este reforço operacional, que envolve o ICNF, as autarquias e a Proteção Civil, consolida o objetivo comum de tornar a Região de Coimbra um território mais seguro para as próximas gerações.