Mediação do livro e da leitura com “Adeus, Peúgas”

ver notícia Mediação do livro e da leitura com “Adeus, Peúgas”

Com o verão, chegam as férias e com elas, muitas vezes, o abandono de animais de estimação. De forma a sensibilizar as crianças, a biblioteca municipal nas atividades de mediação da leitura, partilhou a obra “Adeus, Peúgas”, de Benjamin Chaud. Um livro que nos fala de crescimento, de amizade e de arrependimento.

Nesta história, o protagonista tem um coelho-anão chamado Peúgas, que não o acompanha nas suas aventuras, não é o melhor amigo que ele idealizou, e decide abandoná-lo na floresta. Apesar de todos os defeitos que lhe encontra, o protagonista também reconhece que ele é bonzinho e querido. Quando o abandona e percebe que perde o seu melhor amigo, é que compreende o quanto gosta dele e faz todos os esforços para o encontrar. No reencontro descobre que o seu amigo de sempre tem novas qualidades.

As histórias, opiniões, experiências, dos mais novos começaram a surgir, a partir daqui pedimos aos participantes que descobrissem outras qualidades para este animal de estimação, transformaram a história em banda desenhada e não só: criaram uma galeria de animais de estimação com características engraçadas, deram sentido a figuras que não o tinham e percorreram labirintos.

No final, as crianças divertiram-se com a apresentação dos trabalhos que, por sinal, estavam bastante criativos. 



Rede de Bibliotecas de Mealhada, 2010 © Todos os Direitos Reservados
E-mail: redebm@gmail.com       Telf.: 231 201 681 (BMM)
Última actualização: 2018-02-22

Mapa do Site    Créditos                                Programação e Design - Município da Mealhada