Mediação do livro e da leitura com “Gaston”

ver notícia Mediação do livro e da leitura com “Gaston”

 

“As aparências iludem” e para desfazer equívocos, a biblioteca municipal destacou, nas atividades de mediação da leitura, a obra “Gaston”, de Kelly DiPucchio. Uma história que nos fala do amor e da diferença.

Gaston é um buldogue, a viver na família caniche, que gosta de correr, de se aplicar nas lições e de oferecer longos sorrisos. Por sua vez, Antoinette é uma caniche na família dos buldogues e como é de imaginar detesta coisas limpas, bonitas ou que sejam da cor lilás. Num passeio de famílias ao parque percebem que houve uma troca e decidem regressar às suas origens. Será que correu tudo bem? Esta é a questão feita às crianças participantes que tiveram de idealizar o local para onde foram as famílias Caniche e Buldogue após saírem do parque e imaginar as peripécias que aconteceram na adaptação à “nova” família.

Não foi difícil aos participantes criarem um novo rumo para a história, a imaginação levou-os a vários cenários diferentes, com acontecimentos muito variados, como por exemplo, uma ida ao restaurante “O Bife”, onde o Gaston se escondeu debaixo da mesa, enquanto os restantes membros da família buldogue deixavam tudo num caos.

No final, as crianças ouviram a versão original e perceberam que numa família, mais do que os laços de sangue, o mais importante é o amor. No decorrer da atividade tomámos consciência que somos todos diferentes, com ideias diferentes e neste caso todas muito originais. 

 



Rede de Bibliotecas de Mealhada, 2010 © Todos os Direitos Reservados
E-mail: redebm@gmail.com       Telf.: 231 201 681 (BMM)
Última actualização: 2018-02-22

Mapa do Site    Créditos                                Programação e Design - Município da Mealhada