Promoção da leitura e do livro “O morcego bibliotecário”

ver notícia Promoção da leitura e do livro “O morcego bibliotecário”

Abril foi um mês dedicado a todos livros. Na biblioteca municipal encontrámos uma história com asas, que nos desvenda a arte de amar os livros, e que nos fez viajar no mundo dos livros, que são as bibliotecas.

A obra escolhida e trabalhada ao longo do mês foi “O morcego bibliotecário”, de Carmen Zita Ferreira e ilustrada por Paulo Galindro que, além de nos permitir conhecer um pouco mais sobre diversas espécies de morcegos, através do Franjinhas, a personagem principal, também destaca o amor aos livros e à leitura, quando este deixa a sua família e a sua comunidade para se tornar bibliotecário num palácio distante.

As crianças ouviram esta história mas foram deixadas em suspense porque não conheceram o destino do Franjinhas. Cada uma teve que dar um final diferente à mesma, mas uma história com asas também tinha que ser terminada num suporte diferente. Assim, cada aluno deu vida ao protagonista da história, construindo um pequeno bloco em forma de morcego, que ao fechar as asas abraça o final escrito por cada um, “por amor aos livros”.

 

No final, as crianças ficaram surpreendidas ao descobrirem que esta história é baseada num facto verídico, os morcegos pela sua habilidade em capturar insetos, permitem uma melhor preservação dos livros de algumas bibliotecas portuguesas mais antigas, como a do Palácio de Mafra, abordada no livro, e a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.



Rede de Bibliotecas de Mealhada, 2010 © Todos os Direitos Reservados
E-mail: redebm@gmail.com       Telf.: 231 201 681 (BMM)
Última actualização: 2017-10-13

Mapa do Site    Créditos                                Programação e Design - Município da Mealhada